aa@aamt.org.br

E-mail de contato

(65) 3321-1020

Telefone

7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Horário de Atendimento

não se afaste

71 anos de Alcoólicos Anônimos no Brasil

Setembro de 1947: Início das atividades de A.A. no Brasil em 1946, chegou ao Rio de Janeiro então, Capital da República, o publicitário americano Herberth L. D. (Herb), com um contrato por de três anos para trabalhar como diretor artístico de uma multinacional do ramo de publicidade. Alcoólico, tinha ingressado num Grupo de A.A. em Chicago (EUA) em 1943. Antes de viajar para o Brasil esteve na Fundação do Alcoólico em Nova York, para se informar se poderia encontrar algum membro de A.A. por aqui. Deram-lhe o nome de Lynn Goodale, a quem Bob Valentine – um amigo de Bill W., teria abordado numa passagem pelo Rio em 1945 e alcançado a sobriedade. Não encontrando Lynn, comunicou à Fundação, pediu outros nomes e colocou-se à disposição para servir como contato no País.

Em julho de 1947, recebeu o endereço de outro AA, e alguns libretos e folhetos em español. Numa carta recebida em outubro, a Fundação “manifesta sua felicidade pelo início de um Grupo de A.A. no Brasil”. Não se sabe exatamente como este Grupo teria sido formado. Mas, uma ata de uma reunião do Grupo Rio de Janeiro celebrada em 29 de agosto de 1950, registra o seguinte texto: “Data – aniversário” – “Na reunião de hoje deliberamos comemorar o 3º (terceiro) aniversário da fundação do Gr. “A.A. do Rio de Janeiro” no dia 5 (cinco) próximo. A referida data ficará, por tradição, como a data oficial da fundação do Grupo.

Rio de Janeiro, 29 de agosto de 1950. Fernando, secretário”.
Em função deste documento e de outros apresentados pela Área do Rio de Janeiro à Junaab, na reunião de serviço celebrada entre os dias 12 e 14 de setembro de 1986, em Baependi-MG, a Junta concluiu e decidiu que “a data de 5 de setembro de 1947, deve ser considerada como a data oficial do início das atividades de A.A. no Brasil”. (Fonte: página 9 do Boletim BOB Nº 41 – Nov./Dez. 1986).

A partir da cidade do Rio de Janeiro, Alcoólicos Anônimos foi se expandindo para outras cidades e atualmente está presente em todos os Estados da Federação. A seguir, a ordem cronológica da chegada de A.A. à primeira cidade de cada Estado, baseada em dados fornecidos pelas Áreas ao antigo CISM – Comitê de Imagem, Som e Memória, e sujeitos a atualização, documentada ou consensual.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Problemas com álcool?

Nós podemos te ajudar!
Ligue Já