[email protected]

E-mail de contato

(65) 3321-1020

Telefone

8h às 11h30 e 13h30 às 17h30

Horário de Atendimento

45 anos de aa

45 anos de Alcoólicos Anônimos em Mato Grosso

Em 19 de setembro de 1973 a Irmandade de Alcoólicos Anônimos chegou no Estado de Mato Grosso. Da primeira reunião realizada em uma sala da antiga Legião Brasileira de Assistência, de onde surgiu o pioneiro Grupo Cuiabá, se passaram 45 anos. O primeiro A.A. de Mato Grosso chamava-se Antônio. Seu paradeiro hoje é desconhecido. Existem atualmente em Mato Grosso 56 grupos, em 36 municípios, sendo 17 em Cuiabá e 3 em Várzea Grande.

O número de membros o Estado é estimado em cerca de 4.000, já que não existem fichas ou arquivos apontando os nomes ou endereços, obedecendo a uma das principais tradições da Irmandade, que é o anonimato de seus membros. Tudo começou em julho de 1973, um advogado mato-grossense de Aquidauana, sóbrio havia três anos, que morava em São Paulo e veio para Cuiabá trabalhar na Promotoria de Justiça. Para tornar a Irmandade e o programa conhecidos em Cuiabá, ele teve inicialmente a ajuda fundamental de várias pessoas não alcoólicas.

Entre essas pessoas que participaram da fundação de Alcoólicos Anônimos em Mato Grosso estão a advogada Leila Francisca de Souza , a quem aquele advogado vindo de São Paulo abriu o anonimato sobre seu problema com alcoolismo e do propósito de criar a Irmandade em Cuiabá. Dois médicos José Guilherme Esmela Curvo e Wlademir Olavarria de Pinho, ambos do Hospital Adauto Botelho, também tiveram um papel preponderante para o início de A.A. em Mato Grosso.

Compartilhe esse post

Problemas com álcool?

Nós podemos te ajudar!
Ligue Já