aa@aamt.org.br

E-mail de contato

(65) 3321-1020

Telefone

7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Horário de Atendimento

45 anos de aa

45 anos de Alcoólicos Anônimos em Mato Grosso

Em 19 de setembro de 1973 a Irmandade de Alcoólicos Anônimos chegou no Estado de Mato Grosso. Da primeira reunião realizada em uma sala da antiga Legião Brasileira de Assistência, de onde surgiu o pioneiro Grupo Cuiabá, se passaram 45 anos. O primeiro A.A. de Mato Grosso chamava-se Antônio. Seu paradeiro hoje é desconhecido. Existem atualmente em Mato Grosso 56 grupos, em 36 municípios, sendo 17 em Cuiabá e 3 em Várzea Grande.

O número de membros o Estado é estimado em cerca de 4.000, já que não existem fichas ou arquivos apontando os nomes ou endereços, obedecendo a uma das principais tradições da Irmandade, que é o anonimato de seus membros. Tudo começou em julho de 1973, um advogado mato-grossense de Aquidauana, sóbrio havia três anos, que morava em São Paulo e veio para Cuiabá trabalhar na Promotoria de Justiça. Para tornar a Irmandade e o programa conhecidos em Cuiabá, ele teve inicialmente a ajuda fundamental de várias pessoas não alcoólicas.

Entre essas pessoas que participaram da fundação de Alcoólicos Anônimos em Mato Grosso estão a advogada Leila Francisca de Souza , a quem aquele advogado vindo de São Paulo abriu o anonimato sobre seu problema com alcoolismo e do propósito de criar a Irmandade em Cuiabá. Dois médicos José Guilherme Esmela Curvo e Wlademir Olavarria de Pinho, ambos do Hospital Adauto Botelho, também tiveram um papel preponderante para o início de A.A. em Mato Grosso.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Problemas com álcool?

Nós podemos te ajudar!
Ligue Já